Equipe Aparece Brasil | 30/05/2018 | 16:20
Fonte: Redação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou no último dia 15 o início da arrecadação de doações de pessoas físicas por meio do crowdfunding, ou financiamento coletivo. A ferramenta Política Coletiva, da Aparece Brasil, já está em funcionamento e possui ótimos resultados de lançamento.

As empresas que oferecem o serviço carregam grandes responsabilidades com o doador, a justiça e os candidatos, e devem seguir algumas normas impostas para evitar que haja irregularidades.

A ferramenta Política Coletiva é uma plataforma de crowdfunding que mantém compromisso com as exigências do TSE para a arrecadação de doações por meio do financiamento coletivo. Trabalhando lado a lado com a ética, integridade, inovação, eficiência e comprometimento.

Desta forma, os eleitores podem apoiar e impulsionar as campanhas dos seus pretendentes, regularmente e com segurança. Com esse modo de arrecadação, os pré-candidatos podem alcançar recursos para campanha a partir da contribuição dos seus eleitores, e não depender somente da distribuição do fundo eleitoral do partido.

Foram registradas mais de 3.000 visualizações só na primeira semana de funcionamento. Os pré-candidatos à Câmara Legislativa Distrital Leandro Grass (Rede-DF), Paulo Thiago Caveira (PRP-DF), Rayssa Tomaz (PV-DF) e Winston Lima (PRP-DF), os pré-candidatos à Câmara dos Deputados, Adalberto Imbrósio (PRP-DF), Elisa Robson (PRP-DF), Thaynara Melo (Rede-DF) e Zé Carlos (PV-PA), e os pré-candidatos a Assembleia Legislativa Major Fábio Huss (PSL-AM) e Prof.° Geraldo Júnior (REDE-RN), já estão com os perfis ativos e iniciaram o levantamento de doações para o financiamento das campanhas eleitorais.

Para investir nos pré-candidatos é necessário conhecer suas bandeiras defendidas, o histórico profissional e principalmente o posicionamento político. Pensando nisso, a ferramenta Política Coletiva é completa e possui diversos facilitadores. Por meio desta plataforma é possível conhecer melhor cada um dos pré-candidatos, facilitando para a sociedade encontrar e doar para os que correspondem com as suas expectativas e estejam de acordo com seus próprios valores e ideais.

As doações podem ser feitas somente pelo titular do cartão de crédito ou débito. Cada concessor será identificado de forma minuciosa, para evitar qualquer irregularidade no processo.

Para arrecadação durante o período de pré-candidatura, além do limite de 10% em relação ao valor declarado no último imposto de renda, o doador deverá obedecer ao limite diário de R$1.064,00;

Os valores arrecadados ficarão retidos e só estarão disponíveis para o pré-candidato após o registro de candidatura ser autorizado, caso contrário serão devolvidos a cada um dos doadores.

As eleições deste ano serão as primeiras a contar com essa ferramenta como forma oficial de arrecadação, pela Resolução nº 23.553 do TSE. Desde 2015 o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que é inconstitucional o financiamento de empresas para campanhas eleitorais e os políticos. Em 2016, foi autorizada a arrecadação online diretamente na página do candidato e somente no período de campanha eleitoral. Logo, esta nova modalidade é bastante promissora para o processo eleitoral e os pré-candidatos demonstram confiança nos possíveis resultados.

Segundo a pré-candidata a deputada distrital pelo Partido Verde, Rayssa Tomaz, o mecanismo de crowdfunding torna o pleito mais equilibrado. “A colaboração financeira de pessoa física viabiliza a candidatura menor. São essas doações que demonstram o apoio total do eleitor, que além de votar, doa recursos para a campanha”, detalha. Ela ainda destaca que “os recursos serão destinados principalmente para ações nas mídias. É necessário discutir ideias em contato com a população, e isso não demanda tanto dinheiro quanto as grandes campanhas transparecem”. 

Também concorrendo pela atuação na Câmara Legislativa, o ex-lutador de MMA e atual pré-candidato pelo Partido Republicano Progressista, Paulo Thiago Caveira, acredita na importância das doações dos eleitores. Para eles, essa plataforma possibilita que até os políticos que não têm recursos próprios ou patrocinadores para custear uma campanha, possam concorrer de forma mais justa e trazer grandes melhorias para a sociedade.

As principais bandeiras defendidas pela pré-candidata a deputada federal Thaynara Melo são controle social, gênero, educação e meio ambiente. Ela afirma que por “não ter um grande financiador, a vaquinha é o mecanismo central de arrecadação. É mais justo e democrático.” Os recursos arrecadados pelas doações de crowdfunding serão para organizar um abrigo da juventude para que voluntários possam se reunir, fazer plantões pra comunicação e debates, além de custear a logística de intervenções culturais e transporte. “Não venho de uma família na política ou tenho bens, estou fazendo política como compromisso com a sociedade e não quero grandes financiadores”, acrescenta Thaynara.

O pré-candidato Winston Lima vai concorrer a deputado distrital pelo Partido Republicano Progressista, ele também já está com o perfil ativo na ferramenta Política Coletiva e concorda que a doação de pessoas físicas “é fundamental para o sucesso da nossa campanha eleitoral e das campanhas dos candidatos novos na política. O crowdfunding irá contribuir muito para a renovação do Congresso e da CLDF”. Ele já arrecadou mais de R$ 2 mil reais e garante que o valor será utilizado para investir em material para divulgação de propostas, locação de automóvel para distribuição desse material e na locação de um espaço para o comitê de campanha.

Outro pré-candidato a deputado distrital pela REDE, que já obteve ótimos resultados é o Leandro Grass, ele também acredita na renovação política e já arrecadou cerca de 8% da meta estabelecida em apenas uma semana. Comunicação e trabalho de base são pontos que Leandro julga essenciais para campanha, e por isso estabeleceu valores baixos. Ele garante que “a maior parte das doações será utilizada para custear gastos com material gráfico, comunicação digital e logística de rua”.

Também pelo Partido Republicano Progressista, o pré-candidato a deputado federal, Adalberto Imbrósio, acredita que as doações são muito importantes e vão impulsionar a campanha eleitoral. “As doações serão fundamentais para minha campanha, pois a partir delas que conseguirei que minhas ideias possam se tornar conhecidas dos eleitores em larga escala, a fim de que pela renovação possamos mudar o cenário caótico que há décadas destrói nosso país”, complementa Adalberto.

Para mais informações, acesse: https://politicacoletiva.com.br/


Compartilhar