Reprodução

Reprodução

Preocupada com a situação do desemprego no Estado de Sergipe, a deputada estadual Maria Mendonça (PSDB), levou à tribuna essa pauta, durante sessão plenária realizada na tarde desta segunda- feira (20).

Dados mais recentes divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que, desde o início da crise econômica que vem deteriorando o mercado de trabalho brasileiro, 3,3 milhões de pessoas desistiram de procurar emprego no país. Em Sergipe, 170 mil desempregados, aproximadamente 17% da população, foi o número apresentado pela deputada.

Segundo  Maria Mendonça, a mulher corresponde com a maioria da população, e também sofre com o desemprego. Segundo ela,  a mulher é maioria, e desempenha em seu lar o papel de  chefe da família, garantindo o sustento da sua casa, através do seu trabalho, explicou a deputada acrescentando “lamentavelmente, o governo esqueceu de trabalhar política pública que possa valorizar a cadeia produtiva, garantindo a estabilidade nesse setor –  emprego”.

Maria Mendonça disse ainda que em Sergipe a crise se agrava mais. São 30 mil desempregados somente nesses três últimos anos. Para ela, a situação é gravíssima e extremamente desesperadora, justificou.

Ainda na tribuna, a parlamentar frisou que os pequenos e micros empresários também estão sofrendo com a crise econômica  devido a falta de políticas públicas que garantam condição de sustentabilidade.

Desalento

De acordo com  dados apresentados pelo IBGE, no 2º trimestre de 2014, havia no mercado de trabalho brasileiro 1,5 milhão de desalentados. O menor número de pessoas nesta condição desde 2012, quando tem início a série histórica da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD).

Foi naquele período que o país começou a sair do chamado pleno emprego, alcançado em dezembro de 2013, e a entrar na maior crise econômica de sua história recente. Desde então, o número de desalentados subiu vertiginosamente até atingir 4,8 milhões de pessoas no 2º trimestre deste ano – o maior número desde que o IBGE começou a fazer o levantamento – o que corresponde a um aumento de 227% neste período.


Compartilhar