Reprodução

Reprodução

O Projeto de Lei 2414/18, de autoria do deputado Bruno Peixoto (MDB), trata do salário dos servidores radioacidentados inativos da Polícia Militar (PMGO) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO). A matéria será encaminhada para análise da Comissão de Tributação, Finanças e Orçamento, uma vez que nessa terça-feira, 21, o parecer favorável da CCJ foi aprovado pelo Plenário. Agora, após passar pelo crivo da Comissão de Tributação, a matéria voltará ao Plenário para duas votações.

Segundo a propositura, fica determinado que estes militares, que hoje sofrem com graves doenças desencadeadas pelo acidente com o césio 137, em 1987, em Goiânia, terão seus salários igualados ao vencimento dos servidores ativos nas corporações, ocupantes do mesmo posto ou graduação.

“O acidente radiológico de Goiânia, amplamente conhecido como acidente com o césio 137, foi o mais grave episódio de contaminação por radioatividade ocorrido no Brasil. Os militares que atuaram na referida ocasião, vítimas dos efeitos do césio 137, foram reconhecidos pelo Estado de Goiás como radioacidentados e, por isso, foram aposentados. Estes servidores são dignos de reconhecimento”, justifica o parlamentar.


Compartilhar