O deputado Wasny de Roure (PT) defendeu, durante a sessão ordinária desta terça-feira (21), um debate amplo entre o GDF e as organizações da sociedade sobre a destinação dos recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF), que são usados para cobrir despesas de três áreas: segurança (integral), educação e saúde (parciais). O parlamentar anunciou ainda que irá apresentar à Secretaria de Orçamento Federal denúncia contra o governo local "por não debater com os cidadãos a utilização de R$ 14 bilhões".

Ele também fez críticas ao GDF por ter vetado diversas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2018 que tratavam, por exemplo, da nomeação de concursados, incluindo professores. "Dessa forma, eles tiram a possibilidade dos deputados distritais sugerirem, por meio das emendas, soluções para questões que são recebidas diretamente da população", explicou.

Wasny também reprovou a atuação da equipe econômica do Governo do Distrito Federal que, segundo ele, sofre de "descompensação técnica, para não dizer mental", apontando o que classificou de "furos" na LDO.

Economia da cultura – Aproveitando a presença de integrantes do coletivo de artesãos Concretamente Brasília, que está expondo na Câmara Legislativa, o deputado Cláudio Abrantes (PDT), tratou do tema economia da cultura. O parlamentar conclamou todos a verem as atividades culturais "como um investimento, e não um gasto". Ele citou a aprovação da Lei Orgânica da Cultura (LOC), no ano passado, como um importante compromisso da CLDF com o setor. "O que os atores da cultura esperam é um reconhecimento por parte do Estado", ressaltou.


Compartilhar