A audiência irá tratar no que se refere o financiamento junto ao CAF. (Foto: Koró Rocha)

A audiência irá tratar no que se refere o financiamento junto ao CAF. (Foto: Koró Rocha)

O deputado estadual Wanderlei Barbosa apresentou na ultima sessão realizada no dia 06 de julho, em regime de urgência, Audiência Pública para a aplicação dos recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), na região do Jalapão.

A audiência irá tratar no que se refere o financiamento junto ao CAF- Bando de Desenvolvimento da América Latina, que tem como maior finalidade a pavimentação das rodovias da região do Jalapão e a estruturação do trade turístico.

“O que buscamos é impulsionar o produto turístico, ou seja, a oferta, a demanda e o mercado turístico, por isso se faz necessário à realização da Audiência Pública, tendo em vista que o Prodetur busca fortalecer o papel articulador do Ministério do Turismo no desenho e na execução de políticas públicas, bem como contribuir para a estruturação de destinos e o fomento ao desenvolvimento regional” disse Wanderlei Barbosa.

O Prodetur permite aos entes federativos acessar financiamentos externos e, desde a sua criação, em 2008, o programa formalizou aproximadamente US$ 900 milhões em contratos assinados entre o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e, o Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF).

As negociações para a execução do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Tocantins Prodetur, já reiteradamente realizadas trazem grande expectativas par aos gestores dos Municípios envolvidos, haja vista, que tirará a região do abandono e do descaso, contudo, a recorrente falta de informações e as dúvidas suscitadas sobre sua viabilidade angustiam os prefeitos e toda população.

Acredito que esta Casa tem muito a contribuir com a Região do Jalapão e a intermediar uma audiência que muitas dúvidas serão esclarecidas e muitos procedimentos administrativos possam ser tomados para que este atrativo turístico incluía-se de vez nas rotas mais procuradas no Brasil e, com uma estrutura realmente a altura das belezas naturais ali encontradas, finalizou Barbosa.


Compartilhar