Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

Tramita na Alego o projeto de Lei nº 1848/17 de autoria do deputado Carlos Antonio (PSDB) que autoriza o Poder Executivo a adotar cartilha de orientação às crianças para prevenção contra a pedofilia via internet, tornando-a parte integrante da grade curricular na rede de ensino público de Goiás.

De acordo com o texto da matéria, a cartilha contará com as seguintes orientações: seja prudente, ninguém sabe o que está por trás da tela do computador; não diga nem seu nome real, nem sua idade, prefira usar apelidos; nunca divulgue sua senha; quando estiver na sala de bate-papo, desconfie; não dê para ninguém o seu endereço de casa; nunca envie qualquer foto sua; nunca aceite propostas de encontro sem informar aos seus pais; não acredite em todas as informações que você recebe; não responda aos e-mails que te ofendam; avise seus pais se alguma foto ou mensagem o perturbar.

Em sua justificativa, Carlos Antonio ressalta a intenção do projeto que, segundo ele, “é a prevenção da pedofilia através da internet, a mais livre e abrangente forma de comunicação da atualidade”.

Carlos Antonio afirma que a melhor forma de prevenir crimes cibernéticos é investir na educação de base.  “De nada adiantaria o Estado criar normas que censurassem de alguma maneira a essência da liberdade da rede mundial. Isto a descaracterizaria, tornaria vazia a ideia em si da própria rede mundial de comunicação. Assim, a melhor forma de prevenir ainda é a educação de base”, justificou.

Aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Casa, a proposta será votada em Plenário na tarde desta quarta-feira, 16, às 15 horas.


Compartilhar