Dep. Marcia Lia | 29/08/2017 | 18:31:01
Fonte: Revide
A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a mudança no começo do mês de junho (Foto: Reprodução)

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou a mudança no começo do mês de junho (Foto: Reprodução)

A deputada estadual Marcia Lia (PT) fez uma indicação ao governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), solicitando estudos técnicos e financeiros para que o fechamento da UBDS Central de Ribeirão Preto seja evitado e que o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) seja implantando em outro local. A deputada também levou o assunto para a Assembleia Legislativa com a intenção de discutir com outros parlamentares para que o movimento ganhe força.

Marcia diz que o prédio do Pronto Socorro Central foi construído, pensado e preparado para o tipo de atendimento que presta atualmente e que o local é estratégico para toda a população de Ribeirão Preto, com acesso fácil e rápido. "Quando a implantação de uma unidade de saúde implica no fechamento de outra unidade que presta serviços diversos, não podemos dizer que haverá melhoras no atendimento", ela diz.

A deputada afirma que não é contra a instalação do ambulatório, mas que "cabe ao governo do Estado encontrar outro espaço para a instalação do AME, que atenda a suas necessidades e agregue serviços ao sistema de saúde da cidade, em vez de retirar serviços".

Segundo a congressista, a UBDS Central, de acordo com dados da própria Secretaria de Saúde de Ribeirão Preto, realizou 170 mil consultas médicas e mais de 10 mil atendimentos odontológicos de urgência em 2016. "De acordo com relatos dos movimentos em prol da UBDS Central, a unidade já está sobrecarregada, e hoje a necessidade é pela construção de mais uma unidade e não do fechamento", ela comenta.

Marcia acrescenta que a prefeitura está fazendo uma construção contrária à vontade da população de Ribeirão Preto - que já se manifestou de diversas formas e angariou mais de 10 mil assinaturas de usuários do serviço - para assumir compromisso com o Governo do Estado.

Entenda

A Prefeitura de Ribeirão Preto anunciou, no começo do mês de junho, que irá realizar a mudança da UBDS para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oeste, no Sumarezinho, Zona Norte da cidade. A Administração Municipal pretende instalar o AME onde hoje funciona a UBDS.

O prefeito Duarte Nogueira (PSDB) garantiu que a UBDS só será totalmente realocada quando o prédio da UPA ficar pronto. Ainda não há uma data definida para que a transferência ocorra. Os funcionários aguardam uma definição se serão transferidos para a nova unidade ou para outros postos de saúde de Ribeirão Preto.


Compartilhar