Dep. Socorro Pimentel | 19/09/2017 | 20:54:12
Fonte: Folha PE
Foto: DIvulgação

Foto: DIvulgação

A deputada estadual Socorro Pimentel (PSL) cobrou ações do Governo do Estado para aumentar o número de leitos de UTIs neonatais e melhorar a situação das maternidades de Pernambuco. A fala foi feita durante reunião plenária na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) nessa segunda-feira (18). 

“Maternidades superlotadas são a realidade da atenção materno-infantil em Pernambuco, o que mostra a forma descompromissada como a questão é abordada pelo Governo”, declarou. 

“Para os quase cem mil partos realizados anualmente, temos apenas 119 leitos de Unidade de Terapia Intensiva neonatal. Algumas dessas UTIs chegam a trabalhar com quatro vezes a sua capacidade”, apontou a parlamentar.

De acordo com a deputada, o número de vagas ofertadas pelo Estado é insuficiente até para partos de baixo risco. Segundo Socorro Pimentel, “a própria Central de Regulação de Leitos não consegue encaminhar satisfatoriamente as gestantes e os bebês devido à falta crônica de vagas nos hospitais e maternidades”. 

Ainda no Plenário, Socorro Pimentel propôs a realização de uma audiência pública na Casa para debater o assunto. “É necessário que medidas efetivas sejam tomadas de maneira ágil para que possamos evitar os absurdos cometidos contra gestantes, mães e bebês na rede estadual de saúde”, finalizou.


Compartilhar