Ver. Sirlene Oliveira da Cunha | 21/09/2017 | 22:01:52
Fonte: G1
Vereadora pede que Município desenvolva ações de direcionamento/encaminhamento dos portadores da doença (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Rio Branco )

Vereadora pede que Município desenvolva ações de direcionamento/encaminhamento dos portadores da doença (Foto: Divulgação/Câmara Municipal de Rio Branco )

A Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Rio Branco recebeu nesta semana um Projeto de Lei (PL) que propõe a criação do programa municipal "Eu Não Esqueço". A proposta, de autoria de Lene Petecão (PSD), é que políticas públicas voltadas para tratamento e prevenção voltadas a pessoas com Alzheimer sejam criadas e desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). O PL foi apresentado na quarta-feira (20).

Na matéria, Lene pede que o Município desenvolva ações de direcionamento e encaminhamento dos portadores da doença, além de apoio e orientação aos familiares dos pacientes. Ela sugere também o mapeamento de pessoas com o mal e ações preventivas entre a população idosa.

O projeto também prevê a criação de um centro de tratamento e prevenção do Alzheimer e estruturação do sistema de saúde para diagnosticar novos casos.

“Essa é uma doença grave e que não tem cura. Os prejuízos para quem tem Alzheimer são muitos. O projeto vai na direção para que o poder público dê assistência a esse público, queremos uma atenção especial. A doença ataca mais os idosos e, assim como a população brasileira, a acreana também está envelhecendo. Temos que trabalhar a prevenção e habilitar os servidores para lidar com essas pessoas”, afirma a parlamentar.

A vereadora defende que medidas preventivas são eficazes e podem auxiliar de forma positiva. “Quando provocamos esse assunto, queremos que o serviço público tenha um diagnóstico de onde estão os idosos com Alzheimer e saiba lidar com essa situação. Nosso país está envelhecendo e onde estão as políticas públicas voltadas a essas pessoas? A prevenção é o melhor remédio para qualquer doença”, reforça.

 

Etapas

Após a apresentação à Mesa Diretora da Câmara, o Projeto de Lei segue para debate e votação na Comissão de Saúde e Assistência Social da Casa. Se aprovado, o PL avança e segue para votação em plenário.


Compartilhar