Dep. Luciano Simões Filho | 25/10/2017 | 16:02:10
Fonte: Equipe Aparece Brasil

Na manhã da última quarta-feira (17), a Comissão de Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos realizou uma audiência pública para debater a vazão ecológica e a realidade do rio Itapicuru.

Desde fevereiro, a falta de água atinge ribeirinhos e animais da região devido ao  fechamento da barragem do rio. Oito povoados no município de Queimados, Itiúba e Filadélfia se uniram em busca da sensibilidade do estado.

A audiência foi proposta pelo deputado Luciano Simões Filho (PMDB) na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e contou com a presença de vereadores, prefeitos e manifestantes que dependem do rio.

“O grande pleito da região é que seja liberada água para a vazão ecológica. Daqui vale o esclarecimento, vazão ecológica nada mais é que a demanda necessária para manter o rio de forma a assegurar e conservar os ecossistemas aquáticos e naturais, aspectos da paisagem e de outros interesses científicos e culturais”, esclareceu o deputado.

No dia 17 de outubro, as comportas foram abertas com vazão de 1500 litros por segundo. Com a informação de que a descarga seria finalizada após 72 horas, moradores de comunidades ribeirinhas voltaram a protestar relatando o não preenchimento da demanda local.

Até o último momento, o governo abriu novamente as comportas, porém com a vazão reduzida para 200 litros por segundo.

* Informações cedidas pelo Vereador do município de Queimadas Valmir Barreto (PSDB), através da Ascom do Deputado Luciano Simões Filho.


Compartilhar