Sen. Vanessa Grazziotin | 10/11/2017 | 13:28
Fonte: Agência Senado
Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Foto: Francisco Emolo/Jornal da USP)

Museu do Ipiranga, ou Museu Paulista da Universidade de São Paulo (Foto: Francisco Emolo/Jornal da USP)

Estudantes matriculados em cursos de artes, museologia, arquitetura, audiovisual, música, design e moda poderão conquistar o direito à entrada gratuita em museus e outras instituições vinculadas ao Sistema Brasileiro de Museus. O benefício consta de projeto de lei (PLS 49/2014) da senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e do ex-senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que deve ser analisado pela Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (14) em reunião a partir das 11h30.

A proposta recebeu parecer favorável do relator, senador Hélio José (Pros-DF). Para entrar de graça nos museus, esses estudantes terão de apresentar apenas a carteira estudantil. Na justificação do PLS 49/2014, observa-se que mais de 65% dos municípios com população entre 20 mil e 100 mil habitantes ainda não possuem museus.

“O Brasil assegura, constitucionalmente, que o Estado garantirá a todos o pleno exercício dos direitos culturais e acesso às fontes da cultura nacional. Assim sendo, é primordial que as instituições museológicas abram, prioritariamente, seus acervos aos estudantes das áreas de artes, particularmente a musical, a visual e a audiovisual, mas também aos acadêmicos de design e de moda”, sustentaram os autores na justificação do projeto.

Hélio José, ao defender a proposição, enfatizou que a abertura dos museus a esses estudantes é fundamental, "pois são eles os futuros mediadores do acesso à cultura comunicada pelos museus, seja como professores, seja como técnicos ou, ainda, como artistas”.

Se aprovado na Comissão de Educação (CE) e não houver recurso para levar o projeto ao Plenário, ele poderá ser enviado à Câmara dos Deputados.


Compartilhar