Dep. Chico Alencar | 11/11/2017 | 16:29:53
Fonte: A voz da cidade

Objetivando a supraparticipação popular nas políticas públicas, o deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ) esteve na cidade para lançar a plataforma digital ‘Vamos! Sem medo de mudar o Brasil’, na ocasião, foi realizada uma mesa de debate com o tema ‘Territórios e Meio Ambiente’. O evento aconteceu no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, e contou com a presença de diversas lideranças de movimentos.

Participaram da mesa o vereador do PSOL no Rio de Janeiro, Tarcísio Motta, a representante da Cooperativa das Catadoras de Resíduos, Maria Nazaré Santos, o defensor público, Cláudio Luiz dos Santos, o engenheiro florestal e analista ambiental do ICMBio, Sandro Leonardo Alves, o advogado militante da Política de Moradia, Sandro Leonardo Alves, além das  representante do Sindipetro, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto, e da Comissão Ambiental Sul-RJ, Natália Russo, a Ana Paula Perles e Jussara C.

Segundo o deputado, a plataforma é uma iniciativa da Frente Povo Sem Medo que agrega contribuições para mudar o Brasil. Com um programa estruturado em 5 eixos, segundo ele, lança o desafio de construir um programa feito sem medo e pelo próprio povo.

A plataforma visa reunir opiniões para uma melhoria nacional. “Não é uma mesa de sábio, é um evento popular onde a opinião de cada um é importante para a evolução do país. Será um grande acervo onde todos os políticos poderão ter ideias para suas candidaturas. Nessa primeira fase, que será findada em dezembro vãos colher tais opiniões para uma sistematização e elaboração de propostas”, explica Chico.

Para o deputado a iniciativa se faz importante uma vez que não basta denunciar, é preciso ser colaborativo. “É preciso ser prepositivo. O ‘Vamos!’ é de caráter popular, visamos construir propostas populares. Na plataforma digital, está tudo dividido por temas e é um instrumento que chega a qualquer lugar, já temos mais de 100 mil acessos”, destacou, informando que a plataforma vem sendo lançada em todas as capitais e em cidades bases, como o caso de Volta Redonda.

Na Cidade do Aço, as propostas foram baseadas em cima da democracia do território urbano, a ineficiência do programa Minha casa, Minha vida, além da reforma trabalhista. “Começa a valer hoje, a deformação trabalhista. É uma grande reversão e precarização dos direito dos trabalhadores. Quem não tem um sindicato atuante e organizado e quem tem medo do desemprego ficarão cada vez mais desvalorizados. Nós dizemos não a tudo isso”, discursa o deputado.

Quem quiser contribuir com o projeto ‘Vamos!’ basta acessar a plataforma digital através do link http://vamosmudar.org.br/ O nome de Chico Alencar, já foi cogitado para presidente nas próximas eleições. Ao consultar apoiadores decidiu concorrer como senador.


Compartilhar