Pref. Duarte Júnior | 22/12/2017 | 15:49:33
Fonte: G1
Bento Rodrigues foi destruído pelo rompimento da barragem de Fundão (Foto: Raquel Freitas/G1)

Bento Rodrigues foi destruído pelo rompimento da barragem de Fundão (Foto: Raquel Freitas/G1)

O prefeito Duarte Júnior (PPS) de Mariana, na Região Central de Minas, sancionou nesta sexta-feira (22) o projeto de lei (PL) que permite a construção do novo vilarejo de Bento Rodrigues, no terreno chamado Lavoura.

Bento Rodrigues foi destruído pelo rompimento da Barragem de Fundão, da mineradora Samarco, em novembro de 2015. Dezenoves pessoas morreram na tragédia, que foi o maior desastre ambiental já ocorrido no país.

A lei precisava ser aprovada para que o novo distrito possa começar a ser construído. O texto possibilita a transformação do terreno de área rural para de expansão urbana.

Segundo a Fundação Renova, mantida pela Samarco, Vale e BHP Billiton, o terreno Lavoura foi escolhido pela comunidade de Bento Rodrigues em maio de 2016.

Já o projeto urbanístico, desenvolvido pela fundação foi aprovado em janeiro de 2017.

Ainda conforme a Renova o projeto tem o objetivo de atender as necessidades levantadas pelas 225 famílias e preservar as relações de vizinhança.

Segundo a Renova, a previsão é de que as obras comecem no primeiro semestre de 2018; e a expectativa é de que a entrega do novo Bento seja no primeiro semestre de 2019.

 

Moradores de Bento Rodrigues definem onde distrito será reconstruído (Foto: Arte/G1)

Moradores de Bento Rodrigues definem onde distrito será reconstruído (Foto: Arte/G1)

 

Vista aérea do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, após o rompimento de barragens de rejeitos da mineradora Samarco  (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)

Vista aérea do distrito de Bento Rodrigues, em Mariana, após o rompimento de barragens de rejeitos da mineradora Samarco (Foto: Ricardo Moraes/Reuters)


Compartilhar