Ver. Antonio Donato | 05/01/2018 | 09:55:13
Fonte: Diário do Transporte
Ônibus do sistema EMTU estão na mira do projeto

Ônibus do sistema EMTU estão na mira do projeto

Um Projeto de Lei do vereador Antonio Donato (PT) quer instituir o controle da circulação de veículos movidos a diesel na cidade de São Paulo. O objetivo seria amenizar a poluição atmosférica na capital. Na prática o que o PL propõe é proibir a circulação de veículos a diesel na capital, com prazos diferenciados, conforme a modalidade do veículo e seu nível de emissão.

Para os ônibus e caminhões, a proposta do vereador define, no Artigo 3º, que a partir de 01 de janeiro de 2025 (dois mil e vinte e cinco), ficarão proibidos de circular no município de São Paulo “todos os veículos pesados movidos a diesel” que tiverem sido fabricados antes de 2009.

A única exceção aberta a esta proibição é quanto aos ônibus e caminhões “que atendam aos níveis de emissões estabelecidos pela fase ‘P6’ do Proncove – Programa de Controle de Emissões Veiculares, instituído pelo CONAMA – Conselho Nacional do Meio Ambiente”.

Conforme já havia noticiado o Diário do Transporte, a proposta em relação aos ônibus, atinge os veículos do sistema metropolitano da EMTU, os veículos de fretamento e os rodoviários. Esta informação está prevista no Artigo 5º: “As disposições desta lei não se aplicam aos ônibus integrantes do Sistema Municipal de Transporte Público, que são regulamentados mediante instrumento contratual específico elaborado pela Municipalidade”


Compartilhar