Gov. Waldez Góes | 04/01/2018 | 15:30:00
Fonte: Portal Amapá
O governador Waldez explicou que vai utilizar os recursos investidos com os contratos e os valores economizados com a transposição, para financiar os servidores concursados. (Foto: Marcelo Loureiro)

O governador Waldez explicou que vai utilizar os recursos investidos com os contratos e os valores economizados com a transposição, para financiar os servidores concursados. (Foto: Marcelo Loureiro)

O governador do Amapá, Waldez Góes, apresentou à imprensa nesta quinta-feira, 4, o planejamento que prevê a realização de uma série de concursos públicos em 2018 e 2019 que, juntamente com os já realizados pela gestão, servirão para substituir os contratos administrativos. A mudança ocorrerá de forma gradativa e alguns dos concursos já acontecerão em 2018.

Atualmente, o governo conta com 31.752 servidores, dos quais apenas 3.952 são contratos administrativos - 12% dos trabalhadores. Em termos financeiros, os contratos equivalem a 7% da folha de pagamento do funcionalismo público estadual.

A maioria desses contratados compõe as áreas de saúde (797 profissionais) e educação (1.653 profissionais), representando 68% da força de trabalho nestes dois setores. “O número de servidores efetivos do governo não atende à demanda e, por isso, ainda são necessários os servidores que têm vínculo por contrato até que novos concursados assumam essas funções, para que não haja deficiência na saúde, educação e nos serviços administrativos do setor público do Estado”, explicou o secretário de Estado de Planejamento, Antônio Teles Júnior.

Administrativo

A primeira área que o governo irá atacar já a partir do primeiro trimestre deste ano, é a administrativa onde deverão ser lançados diversos editais para a área do Grupo de Gestão (setores administrativos dos órgãos de governo) e no segundo semestre para o setor de Defesa Social. Em 2019, no primeiro trimestre, para o grupo de Educação Assistencial (professores) e no segundo trimestre para Saúde Assistencial (médicos).

“Nós trabalhamos com planejamento e, para isso, vamos utilizar os recursos investidos com os contratos e os valores economizados com a transposição, para financiar os servidores por concurso e, consequentemente, substituir os contratos necessários”, explicou o governador Waldez Góes.

Com a evolução do cronograma de concursos, o governo atingirá áreas do setor público nunca antes atendidas como os setores administrativos das secretarias de Cultura e Desporto e Lazer.

Concursos

O governo do Estado conta atualmente no seu quadro efetivo com 23.596 servidores. Deste quantitativo, 10.631, ou seja, 45%, foram efetivados por 27 concursos realizados de 2003 a 2010. De 2015 a 2017, já são contabilizadas 575 vagas imediatas dos concursos em andamento que são polícias Civil, Militar e Técnico-Científica e Defensoria Pública. Do concurso realizado em 2015 para a Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), os aprovados já foram chamados e exercem suas funções.


Compartilhar