Equipe Aparece Brasil | 02/02/2018 | 15:10:09
Fonte: Equipe Aparece Brasil
Foto: Amanda de Castro

Foto: Amanda de Castro

A Câmara Legislativa do Distrito Federal conta com um espaço físico de uso livre para qualquer cidadão. Localizado na Praça do Servidor, o Laboratório Hacker de Inovação, mais conhecido como Labhinova, aproxima a sociedade das causas do legislativo.

O espaço realiza diversas atividades com o intuito de impulsionar projetos criativos que aumentem a transparência sobre as ações do Legislativo local. Antes mesmo de sua inauguração, sugestões de como a política poderia utilizar da tecnologia para se aproximar da sociedade foram colhidas durante a Campus Party, evento de tecnologia realizado em Brasília.

Desde outubro do ano passado, o espaço promove um evento chamado Labh 360. O círculo de conversas é aberto para a comunidade, reúne especialistas no tema de inovação em gestão pública e tem data divulgada na página do Facebook.

Além disso, qualquer cidadão que tenha uma ideia inovadora e necessite de auxílio para a execução pode encontrar prosseguimento no laboratório. Basta apenas expor a sugestão e a equipe estará à disposição para fazê-la tomar forma por meio de uma rede entre parlamentares, comunidade, profissionais de tecnologia e servidores públicos. O amparo oferecido pelo laboratório foi requerido pelo movimento Raiz que, em parceria com o Partido Pirata, desenvolve um aplicativo de prestação de contas.

“O Labhinova serve desse vínculo de reforçar o papel democrático das instituições, pois permite com que as pessoas opinem e mudem aquilo que não achem correto”, ressaltou Daniel Prazeres, membro do Partido Pirata.

Mola propulsora

No início de sua atuação, o Labhinova realizou um intercâmbio de conhecimentos  com o Laboratório Hacker da Câmara dos Deputados. Apesar do LabHacker atuar em âmbito federal, ambos compartilham a premissa do parlamento aberto.

Iniciativas como essas servem de inspiração para o restante do país. A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC) busca reproduzir o projeto. Desde o ano passado, ele tem sido articulado no estado.

Segundo o assessor de Planejamento Institucional da Diretoria Geral da ALESC, Márcio Welter, essas redes de entidades, cidadãos e organizações trabalham em um ecossistema com outros órgãos públicos para que o cidadão se sinta diretamente impactado como agente pró ativo no desenvolvimento da democracia.

Serviço

O Labhinova funciona de segunda à sexta, das 8h às 19h, na Praça do Servidor da Câmara Legislativa do Distrito Federal. Em casos de reuniões, recomenda-se o agendamento prévio para evitar choque de horários e indisponibilidade do espaço. Telefone: 61 3348-8990


Compartilhar