Ver. Marcelindo Gruner | 20/02/2018 | 17:25:26
Fonte: OCP online
Escola Erich Blosfeld, no bairro guas Claras (Foto Arquivo OCP)

Escola Erich Blosfeld, no bairro Águas Claras (Foto Arquivo OCP)

Tramita na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul um projeto de lei que pretende autorizar empresas privadas a investirem, por meio de doações, em obras de reforma nas escolas e centros de educação infantis municipais. De autoria do vereador Marcelindo Gruner (PTB), o projeto aguarda o parecer jurídico antes de ser encaminhado às comissões e então ir à votação no plenário.

O projeto cria no município o Programa Empresa Amiga da Escola, em que empresas privadas poderão contribuir com as reformas das unidades através da prestação de serviços ou entrega de materiais para a obra diretamente à instituição de ensino. As escolas serão indicadas à empresa pelo próprio programa, e a empresa poderá escolher, a seu critério, a unidade a ser beneficiada.

Ainda conforme a proposta, as empresas interessadas serão cadastradas no programa, para atendimento às demandas das reformas nas instituições conforme necessidade e urgência. Em contrapartida, a empresa doadora poderá colocar uma placa, com exploração de publicidade, dentro da instituição de ensino e nas imediações dela, demonstrando que é “Amiga da Escola” na realização da obra de reforma.

O projeto regulamenta que caberá à Secretaria de Educação a padronização do tipo de publicidade permitida na escola, com delimitações no tamanho e na quantidade de propagandas permitida à empresa doadora.

O vereador comenta que a motivação para apresentar o projeto é para formalizar as contribuições de empresas e empresários que já acontecem hoje no município, mas que não podem ser divulgadas. “Por exemplo, a CMEI Wolfgang Weege recebe ajuda, mas a empresa não pode trabalhar com isso e nem a escola pode homenageá-la”, salienta Gruner.

Além de permitir a publicidade na própria unidade de ensino, futuramente a intenção do vereador é criar um selo que possa ser usado pela empresa. “É o mínimo que podemos fazer pela ajuda dessas empresas”, pontua o parlamentar. A oficialização do programa poderá ainda trazer mais empresas para participação.

“A gente sabe das dificuldades financeiras que passa o Município, sabe que não tem recurso para tudo, se não tiver um auxílio, um apoio para melhorar as condições das escolas, quem perde são as crianças”, finaliza o vereador.


Compartilhar