Preloader Image
Foto: Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias
A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 promove discussões sobre desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 promove discussões sobre desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades

A Câmara dos Deputados promove, hoje e amanhã (1º e 2 de julho),  a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum do Poder Legislativo do G20. Com o lema "Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável", o encontro contará com a presença de parlamentares dos países-membros do G20, além de representantes de organismos internacionais e nações convidadas para a Cúpula de Líderes. O foco das discussões será a promoção da justiça climática, o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades, com ênfase nos impactos para meninas e mulheres.

O evento ocorre no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, em Maceió (AL), uma das cidades-sede do G20. A escolha do local reforça a importância do tema discutido, já que o Brasil é um dos principais países da América Latina no que diz respeito ao desenvolvimento sustentável. Além disso, a presença de mulheres parlamentares em um encontro internacional de líderes demonstra a relevância dada ao papel das mulheres na política e na tomada de decisões.

A coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva (PT-RJ), ressaltou a importância de que as decisões do G20 sejam debatidas também pelos parlamentos. Isso demonstra o comprometimento dos países-membros em garantir que a voz das mulheres seja ouvida e considerada nas políticas e estratégias internacionais. Além disso, a participação das parlamentares no fórum é fundamental para que haja uma representatividade equilibrada nas discussões.

A presença das mulheres na política tem se tornado cada vez mais relevante, mas ainda é preciso avançar para garantir uma representação igualitária. Segundo dados da União Interparlamentar de 2020, apenas 25,1% dos parlamentares do mundo são mulheres. No Brasil, apesar da cota de 30% para candidaturas femininas, as mulheres ocupam apenas 15% dos cargos políticos.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Comentário recente

Aceite cookies para melhor desempenho