Preloader Image
Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias
Lei do Holocausto é sancionada e institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto no Brasil

Lei do Holocausto é sancionada e institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto no Brasil

O presidente sancionou, esta semana, a Lei 14.938/24, que institui o Dia Nacional da Lembrança do Holocausto. A data será rememorada anualmente no dia 16 de abril, com o objetivo de honrar a memória das vítimas e relembrar as lições aprendidas com a Segunda Guerra Mundial.

A norma foi originada a partir do Projeto de Lei 9179/17, de autoria da Câmara dos Deputados e aprovado no ano passado, com parecer favorável do deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE). No Senado, o texto foi aprovado neste ano, demonstrando o reconhecimento e a importância deste tema para a sociedade brasileira.

A criação do Dia Nacional da Lembrança do Holocausto surge como uma homenagem às vítimas deste triste e doloroso episódio da história mundial. A data escolhida, 16 de abril, tem um significado especial, pois rememora a morte do diplomata brasileiro Luiz Martins de Souza Dantas, que atuou de forma heroica para salvar pessoas ameaçadas pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial.

Nascido em 1876, na cidade do Rio de Janeiro, Luiz Martins de Souza Dantas desempenhava o cargo de embaixador do Brasil na França, quando o país foi invadido pelas forças nazistas. Mesmo com orientação oficial contrária, ele conseguiu conceder centenas de vistos aos refugiados judeus, salvando muitas vidas. 

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Comentário recente

Aceite cookies para melhor desempenho