O que querem os eleitores?

 

Ao fazer o planejamento para uma campanha eleitoral, diversas dúvidas surgem. Talvez, qual a forma mais eficiente de se relacionar com o eleitor, em tempos de web 2.0 e interatividade online, seja uma delas. Nesse sentido, confira abaixo alguns métodos para alcançar a empatia/apoio da comunidade que está conectada:

 

1.      Acesso fácil à informação

Antes de decidir seu voto, uma parte do eleitorado realiza buscas em mecanismos de pesquisas como o Google com os nomes dos candidatos que mais os agradam. Tudo isso para checar se a imagem passada durante a campanha eleitoral é coerente com aquela veiculada pela mídia.

Em contrapartida, outros eleitores não têm um nome definido para cada cargo em que deve votar e até mesmo não lembram em quem confiaram seus votos nas últimas eleições. No entanto, buscam no Google termos que refletem assuntos de interesses pessoais, como notícias sobre educação, saúde, economia, etc.

Justamente aqui lançamos uma pergunta: o nome do político para quem você trabalha aparece nas buscas que dizem respeito às bandeiras que ele defende?

Ter seu nome estampado em buscas genéricas do eleitor, apoiando causas que condizem com os próprios anseios do seu público é um dos grandes desafios online a ser alcançado pelos políticos. Se obtiver êxito nisto, ele poderá ganhar um novo seguidor e, até mesmo, um defensor de sua atuação política.

Portanto, é essencial que, constantemente, o político esclareça o que está fazendo pela população, não apenas por meio de mídias sociais (cujas publicações não necessariamente têm um bom posicionamento nas pesquisas no Google), mas também em canais disponíveis pela imprensa, como veículos especializados em assuntos de interesse político e local. Com um trabalho bem feito de prestação de contas online para a sociedade e a criação de um histórico político na web que remete às principais realizações e defesas, a confiança do eleitor virá como consequência.

 

2.      Identificação dos anseios

Uma recente pesquisa do instituto Ipsos revela que apenas 6% dos eleitores se sentem representados pela classe política. Este fato deve-se, em parte, ao desconhecimento dos anseios da população.

Para garantir identificação recomenda-se a realização de um mapeamento. Como uma atividade inicial, é importante fazer o levantamento de quais são as cidades estratégicas mais propensas ao seu alinhamento político, com mais chances de vitória, acesso facilitado e líderes comunitários mais engajados e influentes.

O levantamento dos problemas nas cidades deve ser feito como estratégia de inteligência política, afinal garante o alinhamento do discurso local. É ineficaz chegar em uma cidade e prometer apoio à educação, se o problema é saúde. Por essa razão, assegure uma campanha alinhada às necessidades locais

Informação é poder. Um bom candidato reconhece esse fato durante a composição de uma campanha eleitoral. Logo, não hesite em levantar e disseminar dados (dos e para os eleitores).

 

3.      Canais de relacionamento

De nada adianta um alto investimento em campanhas, caso não haja uma comunicação competente entre candidato e sociedade. O contato assegura a humanização do político e a fidelização do público. No entanto, a realidade está bem longe de ser esta. Os dados levantados pelo Instituto Ipsos evidenciaram ainda uma aparente distância entre a população e o político. Para 94%, os políticos que estão no poder não representam a sociedade.

Esse negativismo com a política pode ser rompido com o diálogo? Como você se relaciona com esse público? O eleitor necessita estar a par das ações tomadas por aquele nome em que depositou a confiança nas urnas, ser lembrado dele constantemente e ter a possibilidade de realizar trocas.

Ao associar a comunicação com os dois primeiros métodos citados acima, o candidato não irá propor temas comuns a toda classe política. É justamente nesse momento que ele se diferencia dos outros e o público se torna mais engajado. Em um texto anterior falamos sobre email marketing, como uma dessas possibilidades, que garante a pessoalidade, divulgação de suas ações e recebimento de feedback.  Veja O poder do e-mail marketing para a campanha política.

Considere o fato de que voto é comunicar, é incorporar ideias e aderir aspirações. Pense -e trabalhe- nisso!

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