Imagem política: desafios na construção de uma boa estratégia

Estudos constatam que estamos vivendo em uma era imagética, onde o êxito de nossa percepção é facilitado quando imagens estão atreladas às mensagens que recebemos.  Quem trabalha com política sabe! O sucesso de um político está fortemente condicionado à  imagem que projeta e à sua repercussão na mídia. Independentemente do momento em que se encontra na carreira, sua imagem será sempre importante. Por esse motivo, o  marketing e a publicidade são áreas solicitadas não tão somente em períodos de campanha eleitoral.

Questões como etiqueta, linguagem corporal e vestimenta são essenciais, mas para compreender e planejar uma carreira é preciso ir mais a fundo e analisar as novas configurações da sociedade.

Nem sempre há espaço para divulgação de agenda positiva nos meios de comunicação, pois estes respeitam uma série de critérios de noticiabilidade. Na prática, o processo de construção de sentidos tem nos ambientes virtuais um grande determinante. Ali, os eleitores se concentram massivamente e todo conteúdo disseminado acerca da personalidade política deve ser monitorado com cautela. Assim, as redes devem ser consideradas um canal autônomo de expressão dos valores e propósitos do político.

Na Internet, devemos considerar também a livre circulação de informações. Não há controle dos conteúdos, havendo então possibilidade de disseminação de notícias falsas [http://aparecebrasil.com.br/blog/2017/11/29/fake-news-na-politica/]. Assim sendo, invista na manutenção de contatos com públicos diferentes e no combate às fake news. O único efeito do ataque, da difusão de falácias e de insultos a seus opositores é o enfraquecimento de sua identidade frente aos outros.

Além da razão, muitas vezes o eleitor é levado a apoiar/negar um candidato também por assuntos de caráter emocional. Vamos a um caso de estudo. Em 1945, no Jornal Lavoura e Comércio foi divulgada uma matéria onde a foto principal era de Mário Palmério assinando um contrato de financiamento para construção de um complexo de escolas que viria a ser sede do Colégio Triângulo Mineiro. Veja abaixo:

 

Ao lado de diversas personalidades importantes de sua cidade, Palmério evoca um ícone sagrado. Na fotografia, percebe-se uma semelhança com o quadro Última Ceia, de Leonardo da Vinci. Potencializando a sua imagem perante a sociedade mineira, por meio da semelhança visual com Jesus na referida obra.

O tipo de resposta do público (positiva ou negativa) também tem como sentença a forma como os discursos são construídos. Por este motivo, é importante ter cuidado com o exagero, pois ele pode transmitir a não tão esperada artificialidade. Para isto, a proposta do político deve estar alinhada às  expectativas reais da comunidade. Veja, como exemplo, a identificação de padrões nocivos a seu estado/município/bairro de atuação e siga uma linha de raciocínio para combatê-los.  Uma boa relação será desenvolvida com a sua base, a partir daí.

Outro requerimento seria a afirmação de marca, indispensável, inclusive no setor privado. Crie uma articulação capaz de proporcionar ao público pensar em seu nome e imediatamente associar às suas ideias. Esteja presente na internet, em grupos e sites que tratem sobre questões locais e também sobre questões políticas; nas pautas acerca de grandes feitos e realizações de sua região; e, também, nas conversas de bairro. Caso não tenha posição clara em sua carreira política, alerte sua equipe e transforme seu posicionamento.

Em suma, o grande diferencial consiste na substituição da imagem de um político tradicional por uma de fomentador de mudança, pois no inconsciente coletivo da sociedade as eleições são uma oportunidade para renovação política. Reveja seu discurso, o público alvo e o meio de aplicação das mensagens. Tenha em mente que a construção de uma imagem se dá somente a partir da soma dos vários elementos que compõem a conjuntura.

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