Preloader Image
Foto: Roberto Jayme/TSE
Análise dos dados divulgados pelo TSE mostra crescimento do eleitorado do Norte na última década

Análise dos dados divulgados pelo TSE mostra crescimento do eleitorado do Norte na última década

Nos últimos quatro anos, a Região Norte tem estado em constante movimento político, com um crescimento notável no número de eleitores registrados. De acordo com dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o eleitorado da região aumentou 8,3%, passando de 11,9 milhões em 2020 para quase 13 milhões em 2024. Esse fenômeno acompanha uma tendência nacional, em que o número total de eleitores no país cresceu 5,4%, chegando a 155,9 milhões de votantes.

Entre os Estados nortistas, o Pará lidera com o maior número de eleitores, saltando de 5,7 milhões para 6,2 milhões. O Amazonas também teve um aumento expressivo, passando de 2,5 milhões para 2,7 milhões de eleitores. 

Ao analisar as capitais nortistas, observou-se que o crescimento do eleitorado foi de 6,8% em média. Manaus, capital do Amazonas, se destaca com um incremento de 114 mil eleitores, elevando seu total de 1,33 milhão para 1,43 milhão de votantes. 

Além dos números gerais, a distribuição por gênero também revela padrões interessantes no eleitorado nortista. No Pará, por exemplo, há uma divisão igualitária entre homens e mulheres, enquanto nos demais Estados há uma pequena predominância feminina, com 51% do eleitorado sendo composto por mulheres. Essa é uma tendência que se repete em todo o país, onde as mulheres representam 52% do total de eleitores aptos a votar.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Comentário recente

Aceite cookies para melhor desempenho