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Edilene Lobo Foto: Antonio Augusto/Secom/TSE)
Campanha Nacional do TSE visa incentivar voto de eleitores pretos e pardos nas eleições 2024

Campanha Nacional do TSE visa incentivar voto de eleitores pretos e pardos nas eleições 2024

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está estudando lançar neste segundo semestre uma campanha nacional para incentivar o voto de eleitores pretos e pardos nas eleições municipais de outubro. Ainda sem data definida para o lançamento, a campanha deve ser veiculada em diferentes plataformas, como rádio, televisão e redes sociais. A iniciativa se insere no conjunto de ações elaboradas pelo tribunal, sob o comando da ministra Cármen Lúcia, para conscientizar a população sobre a importância do voto e garantir a participação ativa dos cidadãos nas eleições.

A criação da campanha pelo TSE surge em um contexto em que a participação de eleitores pretos e pardos nas eleições tem sido uma preocupação constante. Em março de 2022, o tribunal instituiu a Comissão de Promoção da Igualdade Racial, presidida por Edilene Lôbo, primeira ministra negra do tribunal, com o objetivo de elaborar estudos e projetos que promovam a ampliação da participação da população negra nas eleições.

De acordo com dados do TSE, o Brasil possui atualmente 155,9 milhões de eleitores, sendo que apenas 10,66% se identificam como pretos ou pardos. Em números absolutos, isso representa 10,3 milhões de eleitores negros em um total de 140 milhões que não informaram sua cor ou raça. Diante desse cenário, a campanha do TSE busca incentivar a participação desses grupos nas eleições e garantir que suas vozes sejam ouvidas e representadas na esfera política.

Além de promover a igualdade racial, a campanha também visa combater a sub-representação desses grupos nas instâncias políticas. Nas eleições municipais passadas, 50% dos candidatos se declararam pretos ou pardos. De acordo com o TSE, a despeito dessa quantidade, 771 casas legislativas, o equivalente a 13,86% do total do país, não elegeram nenhuma pessoa negra.

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