Preloader Image
Créditos: André Oliveira/Commons.Wikimedia/Arquivo
"Aeroporto Salgado Filho: Retomada dos Voos Comerciais e a Importância da Ampliação da Malha Aérea no Rio Grande do Sul"

"Aeroporto Salgado Filho: Retomada dos Voos Comerciais e a Importância da Ampliação da Malha Aérea no Rio Grande do Sul"

O transporte aéreo é um dos meios mais utilizados para chegar a diferentes destinos ao redor do mundo. No Brasil, os aeroportos são responsáveis por receber milhares de voos e passageiros diariamente, garantindo a conectividade entre as diferentes regiões do país e o mundo. Entre esses aeroportos, o Salgado Filho, em Porto Alegre, é um dos mais importantes do estado do Rio Grande do Sul. No entanto, devido às fortes chuvas que atingiram a região em abril e maio deste ano, o aeroporto ficou fechado por cerca de 170 dias, prejudicando não apenas a mobilidade aérea, mas também a economia local.

Após muito trabalho e investimento, finalmente os voos comerciais serão retomados a partir desta segunda-feira (21) no Aeroporto Salgado Filho. De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, cerca de 9 mil passageiros circularão já no primeiro dia de operação, que contará com 71 voos (37 partidas e 34 chegadas). Segundo a Fraport, concessionária que administra o aeroporto, as primeiras rotas abrangem voos com origem ou destino a Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Com a expectativa de ampliação gradual da movimentação, o Salgado Filho já comporta até 128 operações domésticas por dia, mesmo operando com apenas parte da pista principal.

A volta dos voos comerciais no Salgado Filho é um alívio para a população do Rio Grande do Sul. Afinal, o aeroporto é responsável por mais de 90% do tráfego aéreo no estado, sendo um importante vetor para o desenvolvimento econômico e social da região. Além disso, a retomada das operações também é fundamental para o processo de reconstrução e a recuperação da atividade econômica, tão afetada pelas fortes chuvas.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, afirmou em um vídeo postado nas redes sociais que a previsão é que o aeroporto esteja 100% funcionando, inclusive com voos internacionais, antes do Natal. Ele também destacou a importância do Salgado Filho para a ampliação da malha aeroportuária no interior do estado, criada durante o período de dificuldade.

Com a volta gradual das operações, os serviços de check-in, despacho de bagagens, embarque e desembarque de passageiros serão realizados no próprio aeroporto, temporariamente na área internacional, com acesso pelas portas 5 e 6 do segundo piso. Além disso, os primeiros estabelecimentos da praça de alimentação também serão reabertos na próxima semana. A previsão da Fraport é recuperar toda a pista de pouso e decolagem e restabelecer os primeiros voos internacionais até o dia 16 de dezembro.

O fechamento do Aeroporto Salgado Filho por conta das cheias evidenciou a importância de investimentos públicos e privados em aeroportos regionais. Além disso, a concessionária responsável pelo aeroporto solicitou ao governo federal a revisão extraordinária do contrato de concessão, alegando um impacto financeiro significativo em decorrência da interrupção das atividades e dos reparos necessários. Em agosto, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aprovou a liberação de R$425,96 milhões para a empresa. A quantia foi autorizada pelo Palácio do Planalto, por meio da Medida Provisória nº 1.260, e será repassada em parcelas à medida que for comprovada a necessidade dos gastos.

Em resumo, a retomada dos voos comerciais no Aeroporto Salgado Filho é um importante passo para a reconstrução do estado.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Comentário recente

Aceite cookies para melhor desempenho