Preloader Image
Foto: Freepik
Deputado Thiago Manzoni critica a alta arrecadação de impostos do governo federal

Deputado Thiago Manzoni critica a alta arrecadação de impostos do governo federal

Desde o início do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o Ministério da Fazenda, sob o comando do Ministro Fernando Haddad, optou por uma abordagem diferente para o equilíbrio das contas públicas. Enquanto a maioria dos governos anteriores tendia a focar em cortes de gastos para controlar o déficit, o atual governo direcionou seus esforços para aumentar a arrecadação através da reforma tributária e da revisão de benefícios fiscais.

Essa mudança de estratégia foi bastante notável nos últimos 19 meses, com o aumento de impostos e a implementação de novas regras de incidência de tributos federais. Essas medidas impactaram tanto empresas quanto pessoas físicas, gerando certa insatisfação e até mesmo brincadeiras em relação ao Ministro Haddad, apelidado de “Taxad”.

Os resultados dessa abordagem se tornaram visíveis já no primeiro semestre de 2024, com um aumento de 9,08% na arrecadação federal em relação ao mesmo período do ano anterior, descontada a inflação. Esse foi o melhor resultado desde 1995 e, somente no mês de junho, o crescimento real foi de 11,2%.

A própria Receita Federal tem destacado o impacto positivo de algumas medidas, como a retomada do recolhimento de PIS/Cofins sobre combustíveis – cujas alíquotas estavam zeradas desde 2022 – e as novas tributações sobre bens e direitos no exterior (offshores) e sobre fundos exclusivos. Essas ações contribuíram significativamente para o aumento da arrecadação e, consequentemente, para o equilíbrio das contas do governo federal.

Em São Paulo, o impostômetro da Associação Comercial do estado (ACSP) bateu a marca de R$ 2 trilhões em impostos recolhidos pelas três esferas administrativas no último domingo (21) – 40 dias antes do que o registrado em 2023.

Thiago Manzoni (PL-DF)

Na rede social X (antigo Twitter), o deputado federal Thiago Manzoni expôs e criticou fortemente os métodos usados pelo ministro e governo federal para "equilibrar" as contas públicas. Em seu site (www.thiagomanzoni.com.br) também publicou as medidas federais e estaduais que já elevaram a carga tributária até hoje e que ainda serão colocadas em prática em breve pelo governo.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Comentário recente

Aceite cookies para melhor desempenho