Preloader Image
Foto: Freepik
Aprovado pela Câmara dos Deputados, projeto de lei propõe aumento de pena para crimes em escolas

Aprovado pela Câmara dos Deputados, projeto de lei propõe aumento de pena para crimes em escolas

O aumento do número de casos de violência nas escolas é uma triste realidade que tem preocupado pais, educadores e autoridades em todo o país. A fim de combater esse problema, a Câmara dos Deputados aprovou recentemente o Projeto de Lei 3613/23, que propõe o aumento de penas para crimes cometidos em instituições de ensino, considerando-os como crimes hediondos. Essa proposta está atualmente em análise no Senado.

O Projeto de Lei, de autoria do deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC), tem como objetivo principal aumentar a punição para aqueles que cometem crimes em ambiente escolar. De acordo com o texto aprovado, a pena padrão para o crime de homicídio será aumentada em 1/3 caso a vítima tenha alguma deficiência ou doença que a coloque em condição de vulnerabilidade física ou mental. Além disso, se o autor do crime for algum familiar da vítima, como ascendente, padrasto, madrasta, tio, irmão, cônjuge, companheiro, tutor, curador, preceptor ou empregador, ou ainda professor ou funcionário da instituição de ensino, a pena será aumentada em 2/3.

A proposta tem como objetivo principal promover a proteção e a segurança dos alunos, professores e funcionários das escolas, oferecendo uma resposta mais efetiva para esse tipo de violência. O aumento de pena para crimes cometidos em instituições de ensino também serve como uma forma de desencorajar tais atos, demonstrando que esses delitos são considerados gravíssimos e não serão tolerados pela sociedade. Além disso, o Projeto de Lei contribui para a criação de uma cultura de paz e respeito no ambiente escolar.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Comentário recente

Aceite cookies para melhor desempenho