PEC da Anistia: Câmara aprova proposta que facilita pagamento de dívidas de partidos políticos
A Câmara dos Deputados aprovou, em dois turnos, a Proposta de Emenda à Constituição 9/23, que tem o intuito de facilitar o pagamento de dívidas de partidos políticos. A PEC, relatada pelo deputado Antonio Carlos Rodrigues (PL-SP), também exige a aplicação, a partir de 2026, da quantia que deixou de ser destinada para cumprimento da cota racial nas eleições anteriores.
A proposta, que será encaminhada ao Senado, foi aprovada nesta quinta-feira (11/7), em Plenário. Ela estabelece uma espécie de Refis (sigla para refinanciamento de dívidas) para que os partidos políticos, seus institutos ou fundações possam regularizar seus débitos com a isenção de juros e multas acumulados. Apenas a correção monetária será aplicada sobre os montantes originais.
A criação de um refinanciamento específico para os partidos políticos é uma medida que tem gerado bastante polêmica. A justificativa é que a dívida acumulada pelos partidos políticos tem dificultado o cumprimento de suas obrigações financeiras e, por consequência, prejudicando seu funcionamento adequado. No entanto, críticos apontam que essa é uma manobra para perdoar as dívidas dos partidos, sem uma contrapartida efetiva de melhores práticas de gestão financeira e transparência.
A PEC original tem como primeiro signatário o deputado Paulo Magalhães (PSD-BA).
Fonte: Agência Câmara de Notícias
Deixe uma resposta
Cancelar respostaNotícias recentes
Receba as últimas notícias
Assine nossa newsletter para receber as últimas notícias e atualizações exclusivas.
Comentário recente
-
por Portal Aparece Brasil
Muito importante a iniciativa do deputado Coronel Armando
-
por Anonymous
Gen Girão o Sr tem toda razão em criticar o judiciário e talvez mais responsável que todos seja a omissão da OAB. Uma vergonha o que estamos presenciando.
-
por Antônio
Muito boa a reportagem.