Preloader Image
Fonte: Agência Brasil
Propaganda Eleitoral é Retomada nas Emissoras de Rádio e TV para o Segundo Turno

Propaganda Eleitoral é Retomada nas Emissoras de Rádio e TV para o Segundo Turno

As eleições políticas são um momento importante para a democracia de um país, pois é através delas que os cidadãos escolhem seus representantes e decidem os rumos da nação. No Brasil, o processo eleitoral é realizado em dois turnos, caso nenhum candidato consiga atingir a maioria absoluta dos votos válidos no primeiro turno. Neste ano, as emissoras de rádio e televisão de 52 cidades do país, onde haverá segundo turno, recomeçaram nesta sexta-feira (11) a divulgação da propaganda eleitoral.

De acordo com a legislação eleitoral, a propaganda eleitoral em rádio e televisão é permitida apenas durante o período que antecede as eleições. No caso do segundo turno, que acontecerá no dia 27 de outubro, a divulgação terá início nesta sexta-feira e seguirá até o dia 25 de outubro. Durante esse período, serão 20 minutos diários de exibição em rede, divididos em dois blocos de 10 minutos no rádio e na TV.

A transmissão do horário eleitoral gratuito no rádio será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10. Já na TV, a divulgação será no início da tarde, das 13h às 13h10, e à noite, das 20h30 às 20h40. Além disso, também serão destinados 25 minutos em inserções diárias de 30 e 60 segundos, de segunda a domingo, entre 5h e meia-noite.

É importante ressaltar que o tempo de propaganda em rede e por inserções está dividido de forma igual entre todos os partidos, federações ou coligações. Além disso, a ordem de veiculação dos programas em bloco ou das inserções são alternadas a cada programa, começando pela candidatura com maior votação no primeiro turno.

Vale destacar que, após o encerramento do primeiro turno, diversas atividades de propaganda já puderam ser retomadas, como a campanha nas ruas com alto-falantes, comícios e propaganda eleitoral na internet. Além disso, também está permitida a divulgação paga na imprensa escrita.

A propaganda eleitoral é uma ferramenta importante para que os candidatos possam apresentar suas propostas e ideias para o eleitorado, além de esclarecer dúvidas e conquistar votos. Porém, é importante lembrar que existem leis e normas que devem ser seguidas, visando garantir a igualdade de chances entre todos os candidatos.

Neste sentido, é fundamental que a população esteja atenta e consciente de seus direitos e deveres como eleitor. É importante que os cidadãos busquem informações e comparem as propostas dos candidatos, para que possam fazer uma escolha consciente e contribuir para um processo eleitoral justo e democrático.

Além disso, é papel das autoridades eleitorais garantir a fiscalização e o cumprimento das normas durante a propaganda eleitoral, evitando o abuso de poder e a desinformação da população. A Justiça Eleitoral também tem o papel de garantir a lisura e a transparência do processo eleitoral, investigando denúncias e tomando as medidas cabíveis em caso de irregularidades.

Deixe uma resposta

Cancelar resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Siga-nos

Comentário recente

Aceite cookies para melhor desempenho